quarta-feira, 6 de outubro de 2010

As defesas naturais contra os parasitas (3)





Inflamação

Quando um organismo estranho se aloja no nosso corpo, ele responde através de reações. Uma das mais importantes é a inflamação.

A inflamação consiste num maior envio de sangue à região atingida, num aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos do local e numa produção intensa de glóbulos brancos.

Alguns glóbulos brancos, juntamente com outras células presentes no tecido invadido, são capazes de aderir às bactérias ou a outros microrganismos invasores, englobando-se e destruindo-os. Esse processo é chamado de fagocitose.

Certas células da região invadida pelos germes liberam uma substância chamada histamina, que aumenta a permeabilidade dos vasos sanguíneos da região. Isso facilita a saída dos glóbulos brancos que, para abandonar o sangue e chegar até o ponto que foi invadido, "escorregam" entre as células da parede dos vasos sanguíneos (diapedese) e movimentam-se ativamente pela emissão de expansões de seu citoplasma, chamadas pseudópodes (movimento amebóide).

Tudo isto é acompanhado de um aumento do fluxo sanguíneo e de uma grande concentração dos elementos responsáveis pelo combate aos invasores. Este aumento de fluxo sanguíneo e a maior permeabilidade dos vasos facilita também a saída de parte do plasma, o que provoca inchação (edema).

O edema comprime os nervos tornando a região dolorida. Parte do plasma que extravasa se coagula em volta do local lesado, isolando-o do resto do corpo, dificultando assim a disseminação dos germes.

Muitas vezes quando a pele sofre uma lesão, pode ocorrer infecção por bactérias. Nesse caso, verdadeiros exércitos de glóbulos brancos saem dos vasos sanguíneos e vão combater as bactérias invasoras.

Nesse processo de combate às bactérias, muitos glóbulos brancos acabam morrendo. Juntamente com as várias bactérias que fagocitaram, eles formam os principais elementos encontrados no pus de ferimentos infeccionados. 

Portanto, o pus é uma mistura de líquidos, células mortas, fragmentos celulares, glóbulos brancos vivos e mortos, e bactérias vivas e mortas.