quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Caxumba


Caxumba

A caxumba é uma virose endêmica nos grandes centros, com surtos epidêmicos em locais onde se concentram crianças ou indivíduos jovens (escolas, clubes, exército, etc.).

É transmitida principalmente por gotículas de saliva e por secreções do sistema respiratório.

Sua principal característica é inflamação da maior das glândulas salivares, a parótida, vinda daí o nome de parotidite epidêmica.

O aumento da paródita provoca uma inchação na região abaixo e em frente das orelhas, causando dificuldades para abrir a boca, mastigar e engolir.

Os demais sintomas da caxumba são semelhantes aos da gripe.

É de cura espontânea; após uma ou duas semanas a inchação começa a diminuir.

Repouso absoluto, alimentação líquida e pastosa devem fazer parte dos cuidados do portador de caxumba. Bem como, a fim de evitar complicações bacterianas, é conveniente manter boa higiene bucal, escovando os dentes e fazendo bochechos com anti-sépticos.

O uso de medicamentos para tratar os sintomas deve ser prescritos sob supervisão médica.

A caxumba é mais frequente em crianças. Quando acomete adultos, pode trazer complicações para outros órgãos, principalmente os órgãos sexuais masculinos, acarretando mesmo a esterilidade.

Embora exista vacina para caxumba, ela protege por pouco tempo (dois anos), sendo preferível a imunidade permanente conferida pela imunidade adquirida na infância.