sábado, 2 de outubro de 2010

Fonte de Infecção



Fonte de Infecção é o foco, local onde se origina o agente infeccioso, permitindo-lhe passar diretamente para um hospedeiro, podendo localizar-se em pessoas, animais, objetos, alimentos, água, etc.

Se os agentes infecciosos passam de um hospedeiro para outro é porque encontram uma porta de saída, ou seja, uma via de eliminação ideal. 

Da mesma forma, também encontram no futuro hospedeiro as portas de entradas ideais, podendo penetrar de forma passiva ou ativa:

Penetração Passiva: ocorre com a penetração de formas de parasitos, como ovos de Enterobius, cistos de protozoários intestinais e demais infecciosos como bactérias ou vírus. Ocorre por via oral, mediante a ingestão de alimentos (com bactérias e toxinas) ou água, bem como por inalação ou picadas de insetos (vetores) - caso da Leishmania e do Plasmodium, causador da malária.

Penetração Ativa: ocorre com a participação de larvas de helmintos que penetram ativamente através da pele ou mucosa do hospedeiro, como o Schistosoma mansoni, Ancilostomídeos e o Strongyloides stercoralis.