segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Outras Vias de Eliminação dos Agentes Infecciosos



Eliminação pelo leite: Como o leite é produzido por uma glândula da pele, podemos aqui considerar os microrganismos eliminados através dele.

O leite humano raramente elimina agentes infecciosos, mas isto pode vir a acontecer com os seguintes (dentre outros): vírus da caxumba, da hepatite B, HIV e o HTLV-1.

Com o leite de cabra e de vaca a eliminação é mais frequente, principalmente nos casos de brucelose, tuberculose, mononucleose, Staphylococcus sp., e outros agentes capazes de causar diarréia no homem.

Eliminação pelo sangue: Existem muitos agentes infecciosos que têm preferência por viver no sangue e, assim, acabam saindo por seu intermédio quando de um sangramento (acidentes, ferimentos), ou realização de punção com agulhas de injeção, transfusões, ou ainda, picadas de vetores (insetos). 

Ressalte-se que ao picarem o homem para se alimentar, os mosquitos adquirem adicionalmente muitos agentes infecciosos que serão posteriormente levados para outro indivíduos quando voltarem a se nutrir.