quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Leptospirose

Leptospirose

Doença infecciosa causada por bactérias do gênero Leptospira, que se hospedam em grande variedade de animais e nos humanos, mas conseguem sobreviver no meio ambiente na ausência do hospedeiro.

Vários animais domésticos e silvestres podem servir de fonte de infecção para os humanos, tendo especial importância o rato de esgoto (Rattus norvegicus). 

Em geral, esse animal está infectado e elimina leptospiras vivas pela urina ao longo de toda a sua vida, contaminando a água, solo e alimentos.

A presença de lixo, roedores e água propiciam o aumento de casos de leptospirose, situação que é agravada em épocas de enchentes.

Essas bactérias penetram através da pele íntegra, quando imersa em água por muito tempo, pela pele lesionada, pelas mucosas da boca, narinas e pelos olhos.

Na maioria dos casos a doença inicia-se abruptamente depois de um a vinte dias de contato com a bactéria.

A pessoa apresenta febre alta, dor de cabeça, dores musculares, náusea e vômitos. O sintoma diferencial da leptospirose consiste em fortes dores na panturilha.

Outros problemas podem ocorrer, como sérios danos ao fígado e rins que podem levar à morte.

As medidas de controle da leptospirose passam pelo saneamento básico, tratamento do lixo, desratização, resolução de problemas de enchentes, tratamento de água usada na alimentação, vigilância sanitária dos alimentos, descartando os que entram em contato com águas contaminadas e armazenamento de alimentos em locais sem roedores.