sábado, 18 de dezembro de 2010

Amebíase

Amebíase

A amebíase, também conhecida como disenteria amebiana, é causada por um protozoário chamado Entamoeba histolytica, que parasita o intestino humano, onde encista.

A pessoa contaminada libera os cistos juntamente com as fezes.

Esses cistos são resistentes, permitindo a manutenção do parasita por longos períodos fora do corpo do hospedeiro.

As pessoas podem adquirir a amebíase ao comer as frutas ou verduras mal lavadas ou beber água contaminada por esses cistos.

No intestino grosso humano, as amebas liberam-se dos cistos e reproduzem-se, aumentando seu número.

Essas amebas podem provocar lesões na parede intestinal, acompanhadas de sangramento.

A partir disso, as amebas passam a se alimentar do sangue e de células do tecido intestinal.

Se não houver tratamento, elas invadem a mucosa intestinal, destruindo os tecidos por onde passam (por isso o nome histolítica, do grego: histo = tecido e lise = romper).

Podem atingir vasos sanguíneos e serem transportadas para outros órgãos, como fígado, pulmões e cérebro, onde também causam lesões que podem levar à morte.

A amebíase é caracterizada por diarréia e dor abdominal. 

As diarréias amebianas provocam em média, 10 ou mais evacuações diárias, líquidas, com muco e sangue, acompanhadas de cólicas abdominais.

A profilaxia consiste em medidas de saneamento básico, ingestão de água somente tratada ou fervida, frutas e verduras devem ser bem lavadas e pelo hábito permanente de lavar sempre as mãos, especialmente antes das refeições e depois de usar o banheiro.

Essas medidas são importantes não só para a profilaxia da amebíase, mas também de todas as outras doenças transmitidas pela ingestão de cistos de parasitas intestinais.

As amebas comensais (E. coli, Iodamoeba butschlii e outras) podem ser encontradas no intestino do homem, sem, porém, causar-lhe mal algum.

Tal fato, entretanto, deve servir de alerta para que o portador tome os cuidados necessários quanto a sua forma de transmissão – a mesma das amebas patogênicas (através das fezes).

Logo, as formas parasitárias podem não se encontrar nas fezes naquele momento, mas podem aparecer em outra ocasião.