sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Giardíase


Giardíase

Existente no mundo inteiro, é causada pelo protozoário flagelado chamado Giardia lamblia.

Sua forma vegetativa (trofozoíto) é encontrada no intestino delgado, principalmente no duodeno, e infecta com muita frequência crianças menores de dez anos.

Geralmente a infecção é assintomática, mas quando o número de parasitos é grande e as condições do hospedeiro favorecem (como idade, resistência, etc.), podem provocar diarréias (com fezes claras, acinzentadas, mal cheirosas e muco) com cólicas, náuseas, difícil digestão, azia, etc.

O indivíduo infectado elimina nas fezes, de forma não constante, os cistos já maduros, que contaminam a água e o alimento (verduras, frutas e legumes).

A transmissão ocorre pela ingestão dos cistos (pela água ou alimentos),  que geralmente não morrem com a quantidade de cloro usada no tratamento da água e sobrevivem por cerca de dois meses no ambiente.

Portanto, a água para beber deve ser sempre filtrada ou fervida.

Contudo, a transmissão também acontece quando moscas e insetos, ao pousar em materiais contaminados (com fezes), espalham os cistos para os alimentos.

Além disso, pode também ocorrer através do sexo anal-oral.

Para se evitar sua transmissão deve-se lavar muito bem os alimentos que serão ingeridos crus, bem como tomar água filtrada ou fervida, cultivar bons hábitos de higiene e somente defecar em vasos sanitários ou fossas.

Sua comprovação é feita mediante exame de fezes. Entretanto, o resultado pode ser, muitas vezes, negativo, devido à inconstância na eliminação dos cistos pela giárdia.

Sendo assim, o teste deverá ser repetido em intervalos menores de tempo, bem como após o tratamento, para o controle da cura.