quinta-feira, 7 de julho de 2011

Larvas migrans cutânea



Larvas migrans cutânea

Existe uma espécie de parasita que infesta o cão (Ancylostoma caninum) e outra, o gato (A. braziliensis). Ambas  não conseguem completar seu ciclo no homem. As larvas dessas espécies penetram na pele humana e ficam caminhando sob a mesma (tecido cutâneo).

São chamadas larvas migrans cutâneas, conhecidas como "bicho geográfico" e "bicho das praias".

Os vermes adultos se reproduzem no intestino do cão ou do gato.  Os ovos são liberados pelas fêmeas do parasita junto com as fezes do hospedeiro. Ao defecar, o cão ou o gato eliminam esses ovos. Deles eclodem larvas, que ficam no solo.

Se essas larvas penetram na pele do cão ou do gato, vão para o intestino e dão origem aos vermes adultos, que reiniciam o ciclo.

Se penetrarem na pele humana, passam a se deslocar nela, irritando-a e deixando linhas avermelhadas. Neste caso não há formação de vermes adultos e o ciclo do parasita não se completa.

As medidas profiláticas dessa doença consistem em evitar contato da pele com o solo ou a areia contaminados por larvas do parasita, evitar levar cães e gatos a praias ou tanques de areia e cuidar adequadamente do destino das fezes dos animais domésticos.