sábado, 16 de julho de 2011

Medidas de prevenção contra as doenças infecciosas e parasitárias (2)



Esterilização e desinfecção

Antes de entrarmos na medidas de prevenção das infecções parasitárias, precisamos esclarecer os procedimentos de remoção dos agentes infecciosos.


Esterilização

É a destruição de todas as formas de vida microbiana (matando os esporos) existentes em determinado objeto (em sua superfície ou interior). 

Pode ser realizada através de métodos físicos ou químicos (vapor seco e vapor saturado sob pressão e agentes químicos).

Desinfecção

É o processo que remove ou mata a maioria dos microrganismos patogênicos (não necessariamente matando os esporos) existentes em uma superfície inerte.

Pode ser feita por vapor úmido, por processos físicos (pasteurização e água em ebulição ou fervura) ou por processos químicos por meio de soluções germicidas (álcool etílico a 70%, cloro e compostos clorados, fenólicos, formaldeído, etc.).

Assepsia

É um conjunto de medidas que visam reduzir o número de microrganismos e evitar sua disseminação ou contaminação de uma área ou objeto estéril.

Pode ser classificada em:
  • Assepsia médica: auxilia a diminuir o número de microrganismos, impedindo sua passagem pessoa para pessoa (técnica asséptica);
  • Assepsia cirúrgica: torna e mantém os objetos e áreas livres de todos os microrganismos (técnica estéril).

Antissepsia

São medidas que visam a diminuir e prevenir o crescimento de microrganismos, mediante aplicação de um germicida.


Essas medidas devem ser adotadas por todos, mas principalmente pelos profissionais da área de saúde - os quais, pelas atividades que desempenham, estão sempre mais expostos não só a se infectar, mas também e transmitir os agentes infecciosos às pessoas que já se encontram infectadas ou debilitadas.