sábado, 9 de outubro de 2010

As defesas artificiais contra os parasitas (4)


Antibióticos

Por volta de 1940 a medicina deu um largo passo na luta contra um grupo bastante indesejável de parasitas, as bactérias.

Nessa época os antibióticos passaram a ser usados com sucesso contra diversos tipos de infecções bacterianas.

A história começou em 1928, quando o escocês Alexander Fleming observou que uma colônia de bactérias não cresceu em um meio de cultura contaminado por fungos. 

Ele deduziu então que o fungo deveria produzir alguma substância que impedia a multiplicação das bactérias. Posteriormente tal substância foi realmente isolada de um tipo de fungo, o Penicilium notatum, recebendo o nome de penicilina.

Com o passar do tempo vários antibióticos, como a estreptomicina e a tetraciclina, foram isolados de outros tipos de fungos, enquanto outros foram fabricados sinteticamente em laboratórios. Estas substâncias podem matar a bactéria ou apenas interromper sua multiplicação, permitindo neste caso que as defesas do organismo as destruam.

Embora sejam armas poderosas, os antibióticos só devem ser usados sob prescrição médica. Isto porque eles somente serão eficientes quando usados por um tempo determinado, na dosagem correta, que apenas o médico poderá estabelecer.