sábado, 9 de outubro de 2010

Diversidade dos seres vivos causadores de doenças (1)



A classificação dos seres vivos (1)

Os seres vivos são muito variados e numerosos. Para conhecê-los e estudá-los os cientistas procuraram compreender como se relacionam e qual o grau de parentesco evolutivo existente entre eles.

Assim sendo, procura-se agrupá-los e organizá-los segundo alguns critérios previamente definidos.

Os seres vivos podem ser agrupados de acordo com suas semelhanças morfológicas, genéticas, formas de alimentação, locomoção, reprodução, ciclo de vida, etc.

Os maiores grupos resultantes do processo de evolução são os reinos. Cada reino divide-se em grupos menores, chamados de filos, os quais, por sua vez, subdividem-se em classes. As classes agrupam as ordens, que reúnem as famílias, que se dividem em gêneros. Por fim, os organismos mais intimamente aparentados são agrupados em uma mesma espécie. 

Reino - Filo - Classe - Ordem - Família - Gênero - Espécie
(reficofage¹)

Ainda não há uma classificação consensual dos seres vivos. Diferentes pesquisadores adotam diferentes sistemas de classificação. Cientistas continuam descobrindo novas evidências no registro fóssil, na biologia molecular e em outros campos de pesquisa e tais evidências podem gerar novas mudanças no sistema de classificação dos seres vivos.

Aqui, por finalidades didáticas, adotaremos o sistema de classificação tradicional, baseado em 5 reinos.

No entanto, é preciso ter em mente, que existem outras propostas mais atuais de classificação dos seres vivos.



¹Dica de memorização.