quinta-feira, 7 de outubro de 2010

As defesas naturais contra os parasitas (5)



Os anticorpos: moléculas que neutralizam inimigos

Sabemos que determinadas doenças comumente contraídas na infância, como a coqueluche, o sarampo e a caxumba, em geral, não atacam o mesmo indivíduo pela segunda vez.

É como se o nosso corpo tivesse "aprendido" a se defender dessas doenças e fosse capaz de reagir prontamente frente ao perigo de uma nova infecção.

Essa resistência que nosso organismo apresenta colocado a frente de uma substância ou agente invasor chama-se imunidade.

As substâncias ou organismos estranhos que induzem uma resposta imunológica específica são os antígenos, enquanto os elementos produzidos pelo corpo para destruí-los ou neutralizá-los são chamados de anticorpos.

Os anticorpos são denominados genericamente imunoglobinas (Ig) e cada anticorpo reconhece apenas o antígeno que induziu a sua formação, sendo portanto, altamente específico.

Eles destroem ou neutralizam os antígenos através de um mecanismo sofisticado e que pode ser grosseiramente esquematizado através de um encaixe tipo chave e fechadura. Assim podemos entender que cada anticorpo serve apenas para um determinado tipo de antígeno, como uma chave abre apenas a fechadura correspondente.

Uma vez iniciada a produção de um determinado anticorpo, ela se mantém por um período relativamente longo, ou se estabelece de maneira definitiva, protegendo o indivíduo contra novas invasões.