quinta-feira, 7 de outubro de 2010

As defesas naturais contra os parasitas (6)


A alergia

É uma hipersensibilidade do sistema de defesa a certos antígenos do meio ambiente, denominado alergênicos.

Dependendo da sensibilidade de cada um, podem ser alergênicos: grãos de pólen, esporos de fungos, substâncias químicas presentes em certos alimentos ou produzidas por determinados organismos e mesmo remédios, dentre muitas outras substâncias.

Nas pessoas alérgicas, o contato com o agente alergênico desencadeia uma resposta imediata, levando à liberação de histamina e outros agentes inflamatórios.

Essas substâncias provocam a dilatação dos vasos sanguíneos e alteram sua permeabilidade, fazendo com que o nariz, os olhos ou outra região do corpo fique vermelha e inchada.

O choque anafilático é uma violenta reação alérgica, causada por hipersensibilidade a certas substâncias, por exemplo, veneno de vespas e abelhas, anestésicos usados em cirurgias ou mesmo certos alimentos, como peixes e amendoim.

Nesses casos ocorre uma rápida eliminação de histamina por determinadas células do sistema imunológico, havendo dilatação dos vasos sanguíneos e consequente queda repentina na pressão sanguínea, podendo levar o indivíduo ao óbito em questão de minutos.