quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Hepatite Viral


Hepatite Viral

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter várias causas, como ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, ação de parasitas ou de substâncias químicas, etc.

Aqui trataremos apenas das formas de hepatite causadas por vírus.

Embora na grande maioria de casos seja uma doença com evolução benigna, com duração de duas ou oito semanas, a hepatite deve ser encarada com seriedade, pois já se estabelecem relações entre a infecção e o aparecimento de complicações posteriores como cirrose hepática, hepatite crônica e mesmo certos tipos de câncer de fígado.

A Hepatite A é a mais comum e na maioria dos casos é inaparente. Nos casos severos há febre. Dor de cabeça e icterícia.

A transmissão ocorre pela ingestão de alimento ou água contaminados pelo vírus, presente nas fezes de uma pessoa doente (transmissão fecal-oral).

O período de incubação do vírus é de 2 a 6 semanas.

Existe vacina para combater a doença e a profilaxia depende de medidas gerais de saneamento, tais como usar somente água potável, lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro, desinfetar sanitários.

Profilaxia: é o conjunto de medidas – específicas para cada doença – que visam à prevenção, controle ou erradicação de doenças ou fatores prejudiciais aos seres vivos.

Há também as Hepatites B, C, D, e E, que são causadas por tipos diferentes de vírus. Cada tipo de vírus tem uma forma de infecção e com isso as medidas profiláticas variam de caso a caso.

No quadro abaixo é apresentado um resumo desses outros tipos de hepatite.
(clique na imagem para ampliar)