terça-feira, 12 de outubro de 2010

Febre Amarela


Febre Amarela

A febre amarela é causada por um vírus transmitido pela picada de fêmeas hematófagas de algumas espécies de mosquito, como o Aedes aegypti.

Os sintomas aparecem de três a seis dias após a picada. Há febre alta, calafrios, dor de cabeça, dor muscular, prostração, náuseas, vômitos, sede intensa e dor no estômago.

Após dois ou três dias, o vômito torna-se escuro, indicando a ocorrência de hemorragias internas e a pele fica amarelada, devido a problemas no fígado.

Cerca de uma semana depois o doente começa a se recuperar. Contudo, em 10% dos casos pode ocorrer morte em morte dias, devido à intoxicação, insuficiência renal ou problemas cardíacos.

Nas cidades, a febre amarela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No campo, ela é transmitida pelos mosquitos do gênero Haemagogus, que adquire o vírus do macaco. Nesse caso, o combate ao mosquito é praticamente impossível, uma vez que está espalhado por toda a mata.

Não existe tratamento específico para a febre amarela, o que reforça a necessidade de medidas de controle da doença. Trata-se a sintomatologia, visando compensar a desidratação e a perda de sangue pelo paciente, para dar tempo ao organismo para reagir.

No Brasil, a febre amarela é endêmica nos Estados de Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no território do Amapá.

Quem viaja para essas regiões deve ser vacinado contra a febre amarela dez dias antes do embarque.

A validade da vacina contra a febre amarela é de dez anos e pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde.