terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dengue


Dengue

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido ao ser humano pela picada de fêmeas do mosquito Aedes aegypti, que são hematófagas, isto é, alimentam-se de sangue.

Esse mosquito pica durante o dia e pode ser encontrado nas casas e nos arredores delas.

Os principais sintomas são: febre alta, dores no corpo, cansaço, falta de apetite, podendo também haver uma erupção na pele semelhante ao sarampo.

Não há tratamento específico, trata-se a sintomatologia. Repouso e a ingestão de bastante líquido ajudam na recuperação. 

Devem ser evitados os medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, (AAS), porque essa substância pode provocar hemorragias.

O controle do Aedes aegypti, é fundamental no combate ao dengue, e as principais medidas nesse sentido são:
  • Não deixar água parada em vasos, pneus, latas ou qualquer outro recepiente, assim como não deixar caixas d’água sem tampa, pois as fêmeas desse mosquito colocam seus ovos na água e deles eclodem as larvas, que aí vivem até a metamorfose, quando passam para o ambiente aéreo;
  • Usar substâncias químicas como larvicidas e inseticidas para combater as larvas e os adultos desses insetos;
  • Usar repelentes de insetos no corpo;
  • Proteger as janelas e portas com telas tipo mosquiteiro;
  • Tratar os doentes.

Quem já teve dengue (mesmo de forma assintomática), ou quem é portador de doença crônica, como o diabetes, artrite reumatóide ou o lúpus, está sujeito a contrair a dengue hemorrágica, provocada por outro tipo de vírus.

A dengue hemorrágica começa do mesmo modo que a dengue, mas quando termina a fase febril, os sintomas se agravam, com queda da pressão arterial, hemorragias da pele, intestino e gengivas e aumento no tamanho do fígado, podendo levar o paciente ao óbito.

É indispensável a avaliação médica em caso de suspeita de dengue.