terça-feira, 12 de outubro de 2010

Poliomielite


Poliomielite

A poliomielite é uma infecção produzida por um vírus que normalmente se transmite de pessoa a pessoa através de gotículas de saliva ou de secreção nasal e também pode penetrar no corpo pela boca junto com alimentos ou objetos contaminados.

Outro veículo de contaminação é a água contaminada com resíduos fecais, nas regiões onde são precárias as condições de saneamento.

O vírus se instala inicialmente na mucosa intestinal, depois migra para o sangue e se espalha por todo o corpo, atacando o coração e o sistema nervoso.

A gravidade é muito variável. Na maioria das pessoas atingidas surgem apenas febre baixa, mal-estar e indisposição geral, sintomas que desaparecem sem deixar marcas.

A poliomielite pode acometer tanto adultos quanto crianças. Por esse motivo, a denominação “paralisia infantil”, empregada comumente para designá-la, vem sendo abandonada.

Uma vez instalada a doença, não há tratamento específico para ela. Em casos de paralisia, a base do tratamento é fisioterápico que visa melhorar a coordenação muscular.

O controle da doença deve ser feito através de um sistema adequado de vacinação.

A vacina Sabin, a mais eficiente, é aplicada por via oral sob a forma de gotas. Por fazer parte do calendário de vacinação obrigatório no Brasil, tem levado a uma redução muito expressiva dos casos de pólio registrados.