sábado, 23 de outubro de 2010

Herpes Simples


Herpes Simples

Diversos vírus da família Herpesviridae são causadores de doenças no ser humano. Dentre deles, destacam-se: herpes simples, catapora e herpes zoster e mononucleose.

Há dois tipos de herpes simples: oral e genital

Esses dois tipos são causados por duas variedades distintas de vírus. Em ambos os casos, há aparecimento de pequenas bolhas na pele que ulceram formando feridas que ficam ativas por um período que varia de pessoa a pessoa.

No caso do herpes oral, as feridas surgem em geral ao redor da boca, nos lábios e a transmissão é feita por via oral ou respiratória, ou pelo contato com as feridas na fase de manifestação da doença.

Geralmente a infecção ocorre na infância. Esse vírus fica latente no gânglio nervoso do nervo trigêmeo, que conecta a face com o sistema nervoso central. 

Tornam-se ativos quando o portador se expõe em demasia aos raios solares, em momentos de estresse ou, mas mulheres, na época da menstruação.

O vírus que causa a herpes genital fica em latência no gânglio nervoso de nervo sacral, localizado na base da coluna cervical e se manifesta na área genital. 

A transmissão é feita pelo contato sexual na fase da doença. Muito raramente (mas acontece!) esses dois tipos de vírus podem se deslocar para o sistema nervoso central causando a encefalite herpética, que pode levar à morte.

O tratamento é por meio de medicamentos que interrompem a produção do vírus, impedindo a manifestação da doença ou reduzindo o período de duração da manifestação herpética.