quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Tétano


Tétano

O tétano é uma doença muito grave, que pode até matar.

É causada pelo bacilo Clostridium tetani, encontrado principalmeente em solos contaminados com fezes de animais e do próprio homem infectado.

Esse bacilo tem a capacidade de sobreviver, sob a forma resistente de esporo, por muitos anos no solo, penetrando no corpo quando há uma lesão (machucado) ou queimadura(s) na pele.

Como o bacilo do tétano não sobrevive à presença de oxigênio, quanto mais profundo o ferimento, e, portanto, quanto mais livre do contato com o ar, maior probabilidade de o bacilo proliferar.

Após penetrar, multiplica-se e libera toxinas que afetam o sistema nervoso, provocando contrações musculares.

Os sinais característicos da doença são as contrações dos músculos faciais e da nuca, impedindo a movimentação normal da cabeça, determinando a abertura involuntária dos olhos e da boca, o que dá a impressão de que a pessoa contaminada está fazendo caretas. Também se contraem os músculos da coluna, que fazem com que o indivíduo fique recurvado para trás.

No recém-nascido, o bacilo pode penetrar também pelo cordão umbilical, quando este é cortado com instrumentos não esterilizados ou quando se coloca estrume de vaca, fumo e outras substâncias contaminadas no umbigo da criança, a título de ‘curativo’, hábito que infelizmente ainda está difundido na zona rural.

A profilaxia do tétano depende da educação sanitária e da melhoria do padrão de vida da população e da vacinação.

A vacina contra o tétano está associada às de difteria e da coqueluche (vacina tríplice).

Ferimentos profundos ou provocados por instrumentos perfurantes requerem observação médica.

Se o indivíduo ferido tiver sido vacinado há mais de um ano, a aplicação de um reforço será necessária para elevar a concentração de anticorpos ao nível adequado para a proteção.

São também cuidados no tratamento da ferida: limpeza com água e sabão, uso de antissépticos e substâncias oxidantes, como água oxigenada.

Se o indivíduo não tiver sido vacinado, deve-se usar soro antitetânico e antibióticos, prescritos pelo médico.

Posteriormente será aplicada a vacina.

O tétano no recém-nascido pode ser evitado se a gestante tomar a vacina antitetânica, conforme indicação do médico.