quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fungos



Fungos

Características Gerais

O Reino Fungi compreende os seres vivos eucariontes, heterótrofos, com organização celular rudimentar. São encontrados nos meios terrestres e aquáticos.

Alguns são unicelulares, como as leveduras, mas a maioria é pluricelular, sendo formada por filamentos denominados hifa; ao conjunto de hifas denomina-se micélio. A hifa é um tubo microscópico que pode ou não apresentar paredes transversais (septos), delimitando células.

Muitos, juntamente com as bactérias, são decompositores; alguns são simbiontes (liquens e micorrizas) e outros são parasitas.

Alguns podem ser utilizados como alimento (champignon, shitake), mas há também alguns tóxicos, venenosos ou alucinógenos.

Existem espécies de fungos utilizados na produção de queijos, fermentação de pães, preparo de bebidas (vinho, cerveja, rum, whisky, gim), fabricação de medicamentos (antibióticos), produtos químicos (etanol, glicerol), etc.


A estrutura dos fungos unicelulares (levedura) e pluricelulares

A nutrição dos fungos é heterotrófica por absorção de moléculas orgânicas simples, que podem ser originadas de uma digestão extracorpórea realizada pelo próprio fungo.

O fungo lança no ambiente enzimas digestivas, que desdobram macromoléculas em moléculas menores e que são, então, absorvidas.