segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Protozoários Oportunistas


Protozoários Oportunistas

Alguns esporozoários como o Pneumocystis carinii e o Cryptosporidium sp., assumiram recentemente grande importância médica por serem parasitos oportunistas em pessoas com imunodepressão.

Em pessoas saudáveis, a parasitose é completamente assintomática, mas em indivíduos com AIDS, por exemplo, o parasito pode causar graves problemas.

A contaminação dos parasitos (com exceção do Pneumocystis carinii) ocorre por conta da eliminação de formas resistentes chamadas oocistos, que saem pelas fezes dos indivíduos parasitados.

Esses oocistos são resistentes ao cloro e a muitos desinfetantes preparados à base de iodo, mas morrem com água sanitária e formol a 10%.

Como os soros positivos parasitados eliminam grande quantidade de oocistos em suas fezes, devem ser atendidos com o maior cuidado: uso de luvas; lavagem e desinfecção das mãos; esterilização dos objetos e descontaminação das superfícies utilizadas.

O exame  dessas parasitoses é realizado através das fezes do indivíduo infectado.

No caso do Pneumocystis carinii, a pesquisa é feita através da lavagem brônquica ou no soro (sangue), pesquisando-se anticorpos ou antígenos circulantes.