domingo, 13 de março de 2011

Candidíase Vaginal



Candidíase Vaginal

A Candidíase Vaginal é uma doença provocada pelo fungo Candida albicans e que deve ser tratada com antimicóticos.

Este fungo habita normalmente o organismo da maioria dos seres humanos, sem causar problemas.

A doença surge quando esse fungo começa a crescer acima de suas quantidades normais, provocando a infecção que prefere ser especial às mulheres.

A Candida se manifesta e começa a crescer em quantidades desproporcionais quando a resistência do organismo cai, ou quando as defesas na região vaginal estão diminuídas. Alguns fatores são causadores desta micose: antibióticos, gravidez, diabetes, outras infecções, deficiência imunológica, medicamentos como anticoncepcionais e corticóides.

Existem outros fatores ainda que predispõe ao aparecimento da infecção, como o uso de imunosupressivos, a obesidade, o uso de roupas justas, etc.

Suas manifestações podem ser diferentes nos vários indivíduos, mas elas têm algo em comum, pois provocam grande desconforto vaginal.

Além do prurido e do ardor, ela também causa dor durante as relações sexuais e corrimento vaginal espesso, como uma nata de leite. Com frequência, a vulva e a vagina ficam edemaciadas e irritadas.

No homem, pode causar leve edema e pequenas lesões avermelhadas e pruriginosas no pênis.

Não é uma doença de transmissão exclusivamente sexual. 

É uma doença muito comum em mulheres e em geral surge em decorrência de algum desequilíbrio da flora vaginal normal e não por transmissão sexual, embora possa acontecer.

A prevenção consiste em:
  • Usar sabonete neutro nas partes íntimas durante o banho;
  • Usar roupa íntima de algodão, evitando produtos sintéticos, inclusive meia calça, para que a pele possa respirar e a umidade ser diminuída;
  • No contato sexual, usar preservativos;
  • É aconselhável fazer a higiene genital com muito cuidado, evitando o uso de duchas vaginais.