quarta-feira, 9 de março de 2011

Monilíase Oral ou sapinho


Monilíase Oral ou sapinho

O sapinho, ou monilíase, é uma infecção fúngica bucal.

É causada pelo fungo Candida albicans, que também pode provocar assadura e vaginite.

O sapinho é geralmente visto em crianças com menos de seis meses.

Em crianças mais velhas, é muito menos comum e sua ocorrência pode indicar uma doença grave, como uma deficiência imunológica.

 O sapinho aparece como pontos brancos, escamosos, semelhantes a queijo, que cobrem toda a parte da língua e das gengivas, a parte interna das bochechas e, às vezes, os lábios.

Esses pontos não saem facilmente. Quando se raspa ou se arranha esses pontos, forma-se uma área vermelha e inflamada que pode sangrar.

Os coalhos de leite parecem sapinho, mas saem facilmente sem deixar a área machucada.

A dor do sapinho pode interferir na alimentação, fazendo o bebê perder o apetite.

O sapinho geralmente não causa maiores complicações, mas deve ser tratado para evitar uma infecção longa e crônica.

Se o sapinho for acompanhado de febre, tosse ou problemas estomacais, um médico deve ser consultado, porque podem ser sinais de  um sistema imunológico comprometido.

Não tente raspar ou tirar o sapinho da boca do bebê, porque pode provocar sangramento e dor. O ideal é que a área seja apenas limpa com bicarbonato de sódio, conforme prescrição do pediatra.

A mãe que estiver amamentando um bebê com sapinho deve reduzir drasticamente a quantidade de açúcar na sua dieta, ou de preferência, eliminá-la por completo. O fungo prolifera no açúcar. Reduzir ou eliminar gorduras também pode ser útil.

Hábitos de higiene são extremamente importantes para se evitar essa infecção, como higienizar adequadamente mamadeiras e chupetas e, em caso de lactante, manter os seios limpos.