domingo, 26 de junho de 2011

Equinococose ou hidatidose



Equinococose ou hidatidose

É uma verminose acidental produzida no homem pelas larvas (e não pelos vermes adultos) do Echinococcus granulosus. O ciclo natural do verme envolve o cão (hospedeiro definitivo) e um hospedeiro intermediário, geralmente carneiros e cabras, entre outros mamíferos.

Nas fezes do cão infectado estão os ovos que contaminam o ambiente. O carneiro ou outro animal ingere os ovos, que em suas vísceras produzem larvas. Quando o carneiro é abatido e suas vísceras são comidas por um cão, as larvas transformam-se em novos vermes adultos no intestino desse animal. Neste caso, o ciclo de vida do verme não inclui o homem.

Acidentalmente o homem pode se contaminar com os ovos que saem das fezes do cão. Essa contaminação pode ocorrer quando ovos do animal são ingeridos em frutas ou verduras mal lavadas, ou, por exemplo, quando o cão, antes de lamber seu dono, tenha lambido a região anal, onde existem ovos presos nos pelos.

As crianças, com sua ingenuidade e seu afeto animal, têm maiores chances de contrair a doença, pois contaminam as mãos afagando ou segurando as patas do animal e a seguir as levam à boca.

No homem, as larvas desse verme podem causar o aparecimento de uma enorme vesícula - o cisto hidático. A hidatidose, assim descrita, pode instalar-se no cérebro, no fígado ou nos pulmões. Com o tempo, o cisto vai crescendo e prejudicando o funcionamento do órgão, assumindo, conforme a localização, gravidade considerável, que pode levar à morte.

A profilaxia da hidatidose consiste em hábitos de higiene que evitam a promiscuidade do homem do cão, bem como medias de saneamento básico necessárias à prevenção de todas as verminoses.