quinta-feira, 30 de junho de 2011

Os nematóides




Os nematóides

Características gerais

Os nematóides são vermes de tamanhos variados, apresentando corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades. Possuem aparelho digestivo completo (boca e ânus). Os sexos são separados, sendo os machos menores que as fêmeas. A reprodução é feita de forma sexuada.

Principais infecções causadas por nematóides: Ascaridíase, Enterobiose ou oxiurose, Ancilostomose ou amarelão, Larvas migrans cutânea e Filariose.

Ascaridíase

É o parasitismo causado pelo Ascaris Lumbricoides, exclusivo do ser humano, também conhecido com ‘lombriga’, ou ‘bicha’. Esse verme apresenta dimorfismo sexual (macho diferente das fêmeas), sendo que o macho é menor e possui a extremidade posterior do corpo em forma de gancho.

Ciclo biológico do parasito

A infecção ocorre pela ingestão de ovos maduros do parasito, juntamente, com alimentos, água ou por intermédio de mãos sujas de terra contaminada pelas fezes do indivíduo parasitado.

Esses ovos são eliminados juntamente com as fezes e, até amadurecerem, necessitarão permanecer no solo por algum tempo (cerca de 7 dias). Esse tempo é necessário para que a larva em seu interior se desenvolva e assim, quando o ovo for ingerido pelo novo hospedeiro, possa dar continuidade ao desenvolvimento da parasitose. Por isso, o Ascaris Lumbricoides é classificado como geo-helminto.

Como se pode ver, nesse caso não há transmissão direta fecal-oral.

No corpo do hospedeiro, o ovo eclode e libera a larva, que percorre um caminho especial, passando por vários órgão e desenvolvendo-se para, ao final, atingir o intestino delgado, onde permanecerá na forma adulta eliminando seus ovos.

A ascaridíase é, na maioria das vezes, assintomática.

Quando apresenta sintomas, os mais frequentes são desconforto abdominal, cólicas, má digestão, perda de apetite, irritabilidade, coceira no nariz, ranger de dentes à noite, etc.

Torna-se grave quando o número de parasitos é levado e acaba formando um novelo, bloqueando a passagem no intestino. Há também casos em que os vermes adultos migram para outros órgãos e acabam saindo pelos ouvidos, boca, olhos, etc.

O diagnóstico é feito a partir de amostras de fezes do hospedeiro.

A profilaxia consiste em medidas de saneamento básico e na prática de hábitos de higiene.