sexta-feira, 1 de julho de 2011

Enterobiose ou oxiurose



Enterobiose ou oxiurose

O agente responsável é o Enterobius vermiculares, também conhecido por oxiúros, e parasita principalmente as crianças.

A infecção pode se dar por auto-infecção, quando, após coçar o ânus, a criança leva a mão à boca ou contamina seus alimentos com os ovos que ficam sob as unhas.

Pode haver também a transmissão através do compartilhamento de roupas de cama, toalhas e demais objetos contaminados com os ovos o verme. Por isso torna-se frequente as pequenas epidemias entre aqueles que habitam a mesma residência.

As fêmeas, após o acasalamento no intestino grosso do hospedeiro, dirigem-se à região perianal (proximidades do ânus) para eliminar milhares de ovos – acontece normalmente à noite, provocando no indivíduo parasitado intensa coceira no ânus.

O diagnóstico é feito a partir das amostras de fezes, mas o ideal é o da fita gomada. Pela manhã, antes do banho, coloca-se uma fita durex transparente nas proximidades do ânus; a seguir, a mesma fita é colada sobre uma lâmina de vidro, fornecida por laboratório de análises clínicas – a qual será analisada em microscópio ótico pelo laboratório, na tentativa de encontrar os ovos do parasito.

A profilaxia da oxiurose consiste em medidas higiênicas, como limpeza das unhas e do corpo, uso de vasos sanitários e lavatórios, ingestão de água tratada ou fervida, adequada higienização dos alimentos e saneamento básico.