sábado, 9 de julho de 2011

Principais infestações causadas por ácaros



Cravo cutâneo

O cravo é uma afecção dos folículos pilosos e glândulas sebáceas causado pela espécie de ácaro Demodex folliculorum


"Carrapato-estrela" ou micuim

O carrapato Amblyomma cajennense conhecido como "carrapato-estrela" transmite o vírus da febre maculosa (AQUI). O homem é parasitado por ele através de suas ninfas (micuins e vermelhinhos).


Escabiose ou sarna

É uma doença contagiosa causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei e sua transmissão se dá pelo contato com pessoas parasitadas.

De modo geral, a espécie causadora da sarna é própria para cada tipo de hospedeiro, ou seja, um homem que manuseia um cão com sarna pode até pegar a doença, mas conseguirá curar-se espontaneamente.

Os parasitos adultos perfuram túneis ou galerias na pele, entre os dedos, nas mãos, nos punhos, nos genitais externos, etc. Provocam muita coceira e consequentemente irritação na pele, facilitando a penetração de bactérias (infecções secundárias).

O diagnóstico é realizado através de material colhido por raspagem das crostas e lesões. A transmissão é direta, de pessoa a pessoa.


Alergias respiratórias

Muitas alergias são causadas pela presença de várias espécies de ácaros, bem pequeninos, que contaminam o ar e acumulam-se na poeira. Por isso, devemos ter o máximo de cuidado com a limpeza de nossa casa, ambiente de trabalho, etc.