segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Gripes e Resfriados


 Gripes e Resfriados

Embora se faça certa confusão entre gripe e o resfriado comum, essas doenças são causadas por diferentes tipos de vírus.

Os vírus da gripe quase sempre provocam febre, prostração, dores de cabeça e musculares, tosse seca, espirros e obstrução nasal.

Já o resfriado é uma doença mais branda, causada por diversos vírus que atacam apenas as partes altas do aparelho respiratório (nariz e faringe). 

A mucosa nasal inflamada elimina, em grande quantidade, um líquido claro e aquoso. 

Além dessa inflamação (coriza), geralmente ocorrem também espirros, dores de cabeça, secura na garganta e mais raramente, um ligeiro aumento na temperatura do corpo.

Ambas as doenças são transmitidas por gotículas de secreção das vias respiratórias que são lançadas no ambiente através da tosse e do espirro.

A disseminação é facilitada pelas aglomerações humanas, pela poeira, pelo frio (que irrita a mucosa das vias aéreas) e pelas más condições de higiene e alimentação.

Normalmente, nossas defesas naturais são capazes de combater a gripe e o resfriado, que costumam regredir após uma semana.

A imunidade por vacinação não é duradoura, pois novas formas de vírus (mutantes), contra os quais nosso organismo ainda não produziu anticorpos, aparecem rapidamente. Por isso, as vacinas contra gripe devem ser tomadas todos os anos, especialmente pelas pessoas idosas.

Não há vacina contra o resfriado, pois há mais de 200 tipos diferentes de agentes que causam os resfriados e não seria possível fazer uma vacina para cada um deles.

Como toda doença causada por vírus, as gripes e os resfriados não devem ser tratados com antibiótico.

Esse medicamento deve ser empregado, sob orientação médica, somente quando a febre persistente ou outros sintomas indicarem que houve infecções secundárias causadas por bactérias (sinusite, faringite, pneumonia, etc.).

Essas infecções são mais freqüentes em crianças pequenas e em pessoas idosas ou debilitadas.

Recomenda-se apenas repouso e uma dieta rica em líquidos, principalmente sucos e frutas.

Analgésicos e antitérmicos podem ser utilizados para tratar a sintomatologia.

Descongestionantes melhoram a obstrução e o corrimento do nariz. Entretanto, quando muito usados, podem irritar a mucosa nasal.

Por isso, deve-se dar preferência a remédios contendo apenas soro fisiológico, que lavam a mucosa sem irritá-la.

Se os sintomas persistirem por mais de uma semana, ou se surgirem outros sintomas, é conveniente consultar um médico.