Catapora (Varicela) e Herpes Zoster
A catapora e o herpes zoster são doenças diferentes, mas causadas pelo mesmo tipo de vírus.
A catapora é uma doença mais comum na infância. Caracteriza-se por inúmeras feridas pequenas na pele, especialmente no rosto, pescoço e tronco, que duram cerca de três a quatro dias e desaparecem em geral, sem deixar cicatriz.
É extremamente grave quando adquirido por gestantes na fase inicial da gravidez, pois pode causar lesões no feto.
O contágio se dá por gotículas de saliva, pelo contato com as lesões da pele ou com roupas e objetos contaminados, especialmente durante a fase de formação das bolhas.
Em geral transcorrem duas semanas desde o surgimento dos primeiros sinais até o desaparecimento da última crosta; há perigo de contágio também nesse período.
Não é aconselhável coçar as bolhas, unhas aparadas, banhos e trocas de roupas diárias evitam a contaminação bacteriana.
O talco mentolado alivia a coceira e o uso de soluções antissépticas é indicado.
Muitos indivíduos adultos que tiveram catapora na infância podem apresentar o vírus em estado latente.
Estes vírus podem tornar-se ativos por motivos de estresse ou pela queda do sistema imunitário, causando outra doença: herpes zoster.
O herpes zoster provoca febre alta, manchas avermelhadas e bolhas na pele, causando fortes dores e algumas vezes problemas na pele ou nos olhos.
A melhor medida preventiva é vacinação, infelizmente não está incluída no Programa Nacional de Imunização, mas é encontrada na rede particular.
Sua eficácia, segundo todos os estudos realizados, fica entre 90 a 100%. A dose é única e pode ser administrada a partir de um ano de idade.
Sua eficácia, segundo todos os estudos realizados, fica entre 90 a 100%. A dose é única e pode ser administrada a partir de um ano de idade.
E atenção: a época já é propícia à catapora!