Sarampo
O sarampo é uma virose contagiosa que ataca sobretudo crianças até os 10 anos de idade, especialmente os menores de 5 anos.
Depois de um período de incubação de 10 a 12 dias, começam a aparecer os sintomas.
Inicialmente os sintomas são semelhantes ao do resfriado, depois aparecem manchas vermelhas (exantema) no rosto, que se espalham pelo tronco.
Manchas brancas na face interna das bochechas são típicas de sarampo.
O sarampo pode se manifestar de forma branda, com a recuperação da pessoa em poucos dias, mas pode se tornar uma doença bastante grave e especialmente em crianças pequenas e em idosos.
O período de transmissão vai desde o aparecimento dos primeiros sintomas até cerca de dez dias após o aparecimento do exantema.
Se a febre permanecer por mais de cinco dias, é provável que tenham ocorrido complicações, como inflamação do ouvido médio, pneumonia ou encefalite, que exigem pronto atendimento médico.
Em pessoas desnutridas essas complicações são mais frequentes.
A transmissão se dá de pessoa para pessoa, por eliminação do vírus através das vias respiratórias.
É possível também a transmissão por meio de objetos utilizados pelos doentes, como xícaras, copos, etc. O médico deve ser consultado e o paciente deve manter repouso absoluto.
É conveniente lavar o nariz com soro fisiológico e de manhã, limpar seus olhos com algodão umedecido em água boricada.
A alimentação deve ser líquida pastosa por facilitar a deglutição.
Pode-se aplicar talco mentolado na pele para diminuir a coceira.
A doença confere imunidade definitiva e a maioria das pessoas com mais de 10 está protegida contra ela.
Atualmente pode-se evitar o sarampo por meio de vacina, aplicada de preferência entre 8 meses e 5 anos, que imuniza por toda vida.