Monilíase Oral ou sapinho
O sapinho, ou monilíase, é uma infecção fúngica bucal.
É causada pelo fungo Candida albicans, que também pode provocar assadura e vaginite.
O sapinho é geralmente visto em crianças com menos de seis meses.
Em crianças mais velhas, é muito menos comum e sua ocorrência pode indicar uma doença grave, como uma deficiência imunológica.
O sapinho aparece como pontos brancos, escamosos, semelhantes a queijo, que cobrem toda a parte da língua e das gengivas, a parte interna das bochechas e, às vezes, os lábios.
Esses pontos não saem facilmente. Quando se raspa ou se arranha esses pontos, forma-se uma área vermelha e inflamada que pode sangrar.
Os coalhos de leite parecem sapinho, mas saem facilmente sem deixar a área machucada.
A dor do sapinho pode interferir na alimentação, fazendo o bebê perder o apetite.
O sapinho geralmente não causa maiores complicações, mas deve ser tratado para evitar uma infecção longa e crônica.
Se o sapinho for acompanhado de febre, tosse ou problemas estomacais, um médico deve ser consultado, porque podem ser sinais de um sistema imunológico comprometido.
Não tente raspar ou tirar o sapinho da boca do bebê, porque pode provocar sangramento e dor. O ideal é que a área seja apenas limpa com bicarbonato de sódio, conforme prescrição do pediatra.
A mãe que estiver amamentando um bebê com sapinho deve reduzir drasticamente a quantidade de açúcar na sua dieta, ou de preferência, eliminá-la por completo. O fungo prolifera no açúcar. Reduzir ou eliminar gorduras também pode ser útil.
Hábitos de higiene são extremamente importantes para se evitar essa infecção, como higienizar adequadamente mamadeiras e chupetas e, em caso de lactante, manter os seios limpos.